19 de abr. de 2020

O que tenho aprendido com o isolamento na pandemia do Corona Virus.

19 de Abril de 2020.

Honestamente, não sei há quantos anos parei de escrever aqui... Ou em qualquer outro lugar. Desde os meus 9 anos, tenho o hábito de escrever. Sobre mim, sobre música, sobre tudo e esse "silêncio" da minha escrita finalmente me assustou. Uma vez, um amigo (também escritor) me disse que " escrevemos quando estamos tristes" e tenho que concordar.

Há 31 dias estou isolada dos meus amigos, dos meus alunos e da minha família devido à Pandemia do Corona Vírus. 
É uma situação delicada, onde é exigido de cada um, novos hábitos. 
Precisamos deixar o "EU" de lado e pensar no "NÓS". Sempre achei que a humanidade é egoísta e individualista, e agora entendo que eu também sou, um pouco. Quero ver meus amigos, quero ir a shows, quero beber até o dia raiar... Quero..Quero... Tudo em 1ª pessoa do singular. Onde entra o TODO? Será que tenho o direito de sobrepor as minhas vontades sobre a segurança da sociedade? Quem me autorizou a cogitar a ínfima possibilidade de expor as pessoas à morte, carregando um vírus mortal que pode destruir as vidas de outros e não me causar nada?

Não está sendo fácil pra ninguém, sei disso.
Sou MUITO privilegiada, pois tenho meu trabalho intocável (até o presente momento) e a tranquilidade de saber que, se der merda grande, tenho como correr para um local seguro.  

Mas esse isolamento está me transformando. 
Estou aprendendo a me olhar no espelho por mais de 15 segundos entre o momento que escovo os dentes e penteio o cabelo.
Estou aprendendo a valorizar cada amigo, cada aprendizado, cada risada, cada abraço e cada copo gelado de cerveja no buteco copo sujo da esquina...

Voltei a ouvir música. 
Há muito tempo não sentava para fazer qualquer coisa pessoal e ouvia um som que eu gosto. 
Era sempre a correria casa - trabalho - casa. Ouvia mais rádio pois queria estar antenada às novidades do mundo, já que ao chegar em casa, tarde da noite, eu teria que cozinhar, lavar, passar, e não teria tempo de ligar a TV e me informar de nada.
Aí fui deixando de lado a música... Meus amigos... As coisas que me deixavam feliz... Em nome de uma responsabilidade absoluta pela vida profissional. 

No fim, descobri que me perdi de mim....
Me olhava no espelho e não me reconhecia. 
Sonhava com uma "Cacau" que não existe mais. 
E me deu uma saudade danada dela...
Espero revê-la. 
Em breve.

Pandemia, escolas fechadas e Cloroquina

Depois de um longo período de isolamento, trabalho duro e reflexão, retomo as atividades do Blog da Kau com um desabafo. Senta que lá vem te...