25 de fev. de 2021

Pandemia, escolas fechadas e Cloroquina

Depois de um longo período de isolamento, trabalho duro e reflexão, retomo as atividades do Blog da Kau com um desabafo.

Senta que lá vem textão....


Hoje presenciei mais um protesto de pais. Dessa vez, foram bem mais gentis e fizeram varais com os uniformes das crianças e seus respectivos nomes.


Como professora e mãe de adolescente, fui tocada por um sentimento triste, num mix de saudade e incertezas. Não está sendo fácil trabalhar 10, 12 horas diariamente para gerar conteúdo online (e ainda faço especialização no turno da noite), ver minhas crianças somente através de uma tela e não conviver com meus colegas de trabalho.


Mais difícil ainda é ver meu filho, no auge da adolescência, sem ninguém para interagir, com problemas visuais decorridos de tantas horas de tela e engordando cada vez mais por ficar sentado numa cadeira das 07:30 às 12:00. 


Mas, queria entender porque esses varais estão nas portas da escolas e não na porta da Prefeitura e do Palácio do Governo, já que são eles os responsáveis pela não inclusão dos profissionais da Educação no grupo prioritário de vacinação e são eles que fecharam as escolas.


Pedir para pensarem na educação pública é ridículo, pois parece que só os alunos das escolas privadas tem o direito de estudar, já que ninguém leva em consideração que as escolas públicas não tem qualquer condição de receber essas crianças de forma adequada e segura.


Canso de escutar dos meus alunos que "esse final de semana minha mãe fez um jantar aqui em casa" ou "vieram todos os meus amigos na minha festa de aniversário".

As famílias que tiveram COVID ficam com vergonha de contar aos amigos e recomendam às professoras particulares que tomem Cloroquina e que "tá tudo bem". (Isso aconteceu comigo, a mãe do meu aluno disse que eu poderia ir lá dar as aulas presenciais mesmo com eles contaminados, era só tomar a Cloroquina que ela tem em casa de estoque que eu não ficaria doente). E eu não fui a única a ouvir isso.


Enfim....

É um desabafo honesto de uma mulher, mãe e professora que não aguenta mais ser cobrada por algo que não tenho culpa. 

Nós, professores e escolas, não somos culpados pela pandemia, nem pelo isolamento e fechamento das escolas. Mais de MIL pessoas estão morrendo no Brasil DIARIAMENTE mas as festas continuam, as reuniões entre amigos continuam e a cobrança pela reabertura das escolas continua. 


Reflitam.

Façam o isolamento.

E tenham respeito pelas vidas dos outros.

Pandemia, escolas fechadas e Cloroquina

Depois de um longo período de isolamento, trabalho duro e reflexão, retomo as atividades do Blog da Kau com um desabafo. Senta que lá vem te...