12 de Maio é meu aniversário, é a data que mais amo no ano inteirinho e não tem cia melhor prá passar esse dia do que com meu filhote.
Hoje tive a grata surpresa de saber do Projeto Jornada nas Estrelas, do Dept. de Física da PUC Minas, achei bacana a ideia e lá vamos nós dia 12 curtir um friozinho na noite do Parque das Mangabeiras, c.e.r.t.e.z.a que Buxexinhas vai amar!
O que é o Jornada nas Estrelas?
O Jornada nas Estrelas é um projeto de popularização da Ciência, em particular da Astronomia, de grande sucesso na cidade de Belo Horizonte. Já foi alvo de inúmeras reportagens, por exemplo, no MG TV da Rede Globo, bem como em programas e jornais de outras emissoras de TV. Já apareceu também em varias mídias nacionais e estaduais, como Jornal da Ciência, Jornal O Tempo, Estado de Minas, Hoje em Dia e outros. No seu segundo ano de existência foi transformado num projeto da programação oficial de cultura da prefeitura de Belo Horizonte.
Está de volta o projeto Jornada nas Estrelas, no Parque das Mangabeiras, Região Sul de Belo Horizonte. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Na ocasião, poderão ser visualizadosalguns planetas, estrelas e aglomerados estrelares. O público poderá participar da observação do céu com telescópios e a olho nu, ver sessões de um planetário inflável, aprender a utilizar cartas celestes, participar de intervenções teatrais com personagens, a caráter, como Galileu Galilei e o astronauta da Apolo 11 Neil Armstrong, participar de experimentos interativos de Física, além de assistir a uma palestra sobre 2012 e a mística do Apocalipse. O projeto prosseguirá neste ano até outubro, sempre aos segundos sábados de cada mês.
O projeto Jornada nas Estrelas é uma iniciativa do grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia) do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, coordenado pelo professor Peter Leroy, e congrega professores e alunos de diferentes cursos da Universidade. O projeto existe há oito anos, funcionando de 2005 a 2006 no Parque ecológico da Pampulha e, de 2007 a 2012, no Parque das Mangabeiras.
Fruto de uma parceria entre a PUC Minas e a Fundação de Parques Municipais, o Jornada das Estrelas passou a constar na programação oficial da prefeitura de Belo Horizonte, como um evento cultural e de divulgação científica. Ele traz ao grande público a possibilidade de conhecer o céu, de observar com telescópios, para muitos pela primeira vez, planetas e estrelas. Permite ao público conhecer um pouco de história e mitologia. São parceiros do Gaia e participam da realização do evento: o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig) e o Departamento de Física e Química da PUC Minas, por intermédio do projeto Circo da Física.
O grupo Gaia tem por objetivo a divulgação e o ensino da Astronomia a um público cada vez maior, levando o conhecimento a todos os interessados. O grupo pretende desenvolver um maior interesse pela Ciência e pela Astronomia por meio de um aprendizado mais dinâmico e interativo.
As apresentações consistem da observação dirigida de fenômenos celestes: planetas, estrelas duplas, nebulosas, lua, aglomerados e nuvens, com explicações sobre cada fenômeno ou objeto observado.