28 de mai. de 2012

Aqui cê deixa: UP THE IRONS!


‘The Number Of The Beast’, do Iron Maiden, eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos

O Globo - Publicado: 28/05/12 - 10h25



RIO - Nada de Beatles, Rolling Stones ou Pink Floyd. O melhor disco britânico dos últimos 60 anos é “The Number Of The Beast”, do Iron Maiden, de acordo com uma enquete promovida pela rede varejista HMV no Facebook para celebrar o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, que em 2012 completa 60 anos no trono. No cinema, o drama “Trainspotting”, de Danny Boyle, também surpreendeu, deixando para trás clássicos de Stanley Kubrick e Monty Python, além dos filmes de James Bond e Harry Potter.

Lançado em 1982, o primeiro disco do Iron Maiden com Bruce Dickinson como vocalista recebeu 9,18% dos votos na enquete. "The number of the beast" é um dos álbuns favoritos dos fãs de heavy metal, com clássicos como a música-título, além de "Run to the hills" e "Hallowed be thy name".

"Ficamos surpresos e felizes por saber que 'The number of the beast' ficou em primeiro lugar”, disse Dickinson, “Alguns dos álbuns mais clássicos e influentes dos últimos 60 anos estavam na disputa, então isso é uma prova de que nossa leal base de fãs votou em nós.”

No cinema, Kubrick, Harry Potter e Monty Python dominam o Top 10

Em segundo lugar, outra surpresa. "Violator", do Depeche Mode teve 6,30% dos votos, ficando a frente do primeiro colocado dos Beatles, "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band". O quarteto de Liverpool colocou mais três discos no top 10: "Abbey Road" em quarto, "Revolver" em sexto, e o "Álbum branco" em décimo.

Pink Floyd aparece uma vez com "Dark side of the moon", em quinto. O álbum mais recente entre os dez favoritos é o megasucesso “21”, de Adele. “Never mind the bollocks”, o clássico dos Sex Pistols que traz a virulenta sátira “God save the queen”, ficou fora do top 20, mas o público colocou “The queen is dead”, do Smiths, em 15º lugar.

O drama sobre um grupo de viciados de Edinburgo, na Escócia, foi o vencedor na categoria cinema. O filme de 1996, que lançou as carreiras do diretor Danny Boyle e do ator Ewan McGregor ao estrelato, ficou a frente de “Monty Python e o cálice sagrado” e "Harry Potter e as relíquias da morte: Parte 2".

Após “Trainspotting”, Boyle fez seu primeiro filme nos EUA, “Por uma vida menos ordinária”, com Cameron Diaz. O diretor ganharia o Oscar em 2009, por “Quem quer ser um milionário?”. Já McGregor se tornaria uma estrela de Hollywood, participando de filmes como “Moulin Rouge” e da nova trilogia de “Guerra na estrelas” como o jovem Obi-Wan Kenobi.

Outro filme do Monty Python, "A vida de Brian", ficou em quarto lugar seguido por duas obras-primas de Stanley Kubrick: "Laranja mecânica" e "2011: uma odisseia no espaço". Na última posição, uma adequada homenagem a família real, com o ganhador do Oscar “O discurso do rei”, filme que conta como George VI, pai de Elizabeth II, conseguiu superar inseguranças quando subiu inesperadamente ao trono.

Top 10 dos discos

1 - Iron Maiden -The Number Of The Beast - 9,18%
2 - Depeche Mode - Violator - 6,30%
3 - The Beatles - Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band - 5,69%
4 - The Beatles - Abbey Road - 5,67%
5 - Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon - 5,23%
6 - The Beatles - Revolver - 4,01%
7 - Queen - A Night At The Opera - 3,98%
8 - Oasis - (What’s The Story) Morning Glory? - 3,91%
9 - Adele - 21 - 3,07%
10 - The Beatles - White Album - 2,60%

Top 10 dos filmes

1 - “Trainspotting”
2 - “Monty Python e o cálice sagrado”
3 - “Harry Potter and the Deathly Hallows: Part Two”
4 - “A vida de Brian”
5 - “Laranja mecânica”
6 - “2001: uma odisseia no espaço”
7 - “Harry Potter e o prisioneiro de Azkhaban”
8 - “The Italian Job”
9 - “Todo mundo quase morto”
10 - “O discurso do rei”

Pandemia, escolas fechadas e Cloroquina

Depois de um longo período de isolamento, trabalho duro e reflexão, retomo as atividades do Blog da Kau com um desabafo. Senta que lá vem te...