24 de out. de 2013

Responsabilidade social

Depois de ver que 64 pessoas acessaram o meu blog em 24 horas, percebi o quão abandonado anda isso daqui e resolvi escrever um texto baseado numa situação de um casal de amigos.

Geralmente sempre escrevo a meu respeito mas como o coração anda em paz, a inspiração esvai-se...

So, hey ho, let´s go!

Ela gosta dele.
Ele a ama.
Ela foi embora.
Ele não consegue aceitar.

Nesses casos, o que fazer?

Para ela, não foi o amor que acabou, mas sim a paixão, o tesão, a admiração e, acima de tudo, a insegurança em passar o resto dos seus dias ao lado de alguém tão frágil.

Para ele, porque acabou? Ele deu o céu, as estrelas, parou de beber, arrumou o cabelo e mesmo assim, ela se foi.

Isso me faz pensar sobre o que tem valor e o que é valorizado nas relações. 
Você se doa, busca melhorar, muda seus hábitos, seu jeito, tentando agradar alguém que ama muito, e no fim essa pessoa te lasca um belo pé no traseiro e nem olha prá trás...
E você fica ali, caído, inerte, sem forças para reagir ou para sequer se erguer e seguir adiante.
Mas aí que se torna crucial o apego a algo pessoal, que seja só sua e de mais ninguém: uma música, um hobbie, um vício, qualquer coisa...
E assim, aos poucos, você começa a se reerguer, se olha no espelho (e geralmente não curte muito o que vê) e fica com raiva.
Raiva de si mesmo, por ter deixado as coisas chegarem nesse ponto tão deplorável.
Raiva dela, que te deixou assim.
Raiva do mundo, consumista, burguês, hipócrita...
Raiva de Deus.
E raiva do Diabo.

Depois da raiva, vem a culpa... 
"Foi tudo minha culpa, se eu tivesse agido de outra forma... Se eu tivesse me doado mais, se eu tivesse me mutilado mais, se eu... se eu... se eu..."

E aí vem a vergonha.
Vergonha de saber que a outra pessoa seguiu adiante, e você está ali, parado, vendo aquela imagem patética na frente do espelho, e que nada vai mudar isso, a não ser você mesmo.

E com a vergonha vem o primeiro sinal de mudança. 
Porque você não pode parar de trabalhar, e com isso, tem que encarar as pessoas na rua, mas não quer que sintam pena de você, por isso, é hora tentar mudar.
Geralmente as mulheres correm para o salão, cortam o cabelo, mudam a cor, compram novas roupas, entram na academia.
Geralmente os homens ligam para os amigos, marcam aquele jogo de futebol há muito tempo abandonado ou aparecem naquele churrasco sempre adiado.

E assim, aos poucos, a centelha da vida reacende dentro de cada um.
E assim, aos poucos, a vida retoma o seu curso...

Claro que nada será como antes.
Você está mais (ma)duro, melhor do que ontem, pior do que amanhã, vivendo um dia de cada vez, no seu tempo, no seu jeito.

O passado fica prá trás.
Mas as cicatrizes você vai carregar para sempre...



Trilha sonora do post: Release me - Pearl Jam


...I'll ride the wave where it takes me.
I'll hold the pain. Release me...



Pandemia, escolas fechadas e Cloroquina

Depois de um longo período de isolamento, trabalho duro e reflexão, retomo as atividades do Blog da Kau com um desabafo. Senta que lá vem te...